O ar-condicionado é o eletrodoméstico responsável pelo maior consumo de energia no verão. Mas se a eletricidade for proveniente da energia solar, manter o conforto térmico não chega a doer no bolso
Alguns cuidados, que incluem manter portas e janelas fechadas e desligar as luzes quando o ar-condicionado estiver ligado, bem como deixar o termostato em 23ºC e utilizar a função sleep, garantem melhor performance do aparelho. Também é preciso escolher a potência (BTU) de acordo com o tamanho do espaço, para não haver desperdício de energia, ou sobrecarga do dispositivo.
Outra forma de economizar até 95% o valor da conta de luz no final do mês é instalar sistemas de geração de energia solar em casa. Neste caso, sua família poderá usufruir do ar-condicionado e de todos os outros aparelhos eletroeletrônicos sem maiores preocupações.
Após a instalação, painéis fotovoltaicos captam a luz solar, que por meio de um inversor transforma a energia captada em corrente alternada – adequada ao uso domiciliar. O condicionador de ar e outros eletroeletrônicos como geladeira, televisor, secadores, carregadores de celular, etc., podem ser conectados a esse sistema de geração de energia limpa diretamente pela tomada.
Dessa forma, o sistema de geração de energia solar residencial poderá produzir energia para abastecimento completo da sua casa, inclusive até a mais que o necessário para o dia a dia. Para esses casos, a energia excedente é injetada na rede da distribuidora local e se torna crédito na sua conta de luz, gerando ainda mais economia no final do mês.
Precisando de Ajuda?